REI E SENHOR

1-luis-sequeira

«Jesus Cristo, Rei do Universo» é a Solenidade que se celebra neste que é o último Domingo do Ano Litúrgico. Não discuto a questão da terminologia ser mais medieval ou menos  moderna e actual. Abordar esse assunto também faz sentido. Mas, estou muito mais interessado em perceber como um homem  como Inácio de Loiola ou como uma mulher como Teresa de Ávila – ambos das figuras mais extraordinárias e das mais influentes da História da Igreja –  foram radicalmente transformados por Jesus Cristo,  apesar de o chamarem Rei, segundo a mentalidade  e os costumes da sua época. O importante é a pessoa de Jesus Cristo, não o seu título. Este está sempre muito ligado à realidade histórica e socio-cultural da comunidade dos crentes.

No entanto, os títulos,  mesmo que sejam antiquados, deixam  sempre compreender uma e qualquer  realidade  mais profunda,  reveladora da identidade e, concretamente, de qualidades da pessoa que recebeu o título. Jesus Cristo é chamado «Rei e Senhor». E é-o, de facto. Contudo, de um modo diferente de como vêmos exercer os reis e as rainhas,  passados e actuais.

O Senhor, primeiro de tudo, assume a Sua autoridade como uma autoridade de serviço, não como uma autoridade de poder. Veio «para servir e não para ser servido.»  Segundo, o Seu serviço é um serviço de Amor  pelos outros e a cada um de nós,  «até dar a Sua vida pelos Seus». Terceiro, a Sua autoridade revela-se e afirma-se ainda dum modo particular e único pelo facto de estar  radicada na Sua própria experiência humana.  Essa admirável manifestação da Sua autoridade  é-nos apresentada  por São Paulo, na sua Carta aos Cristãos de Filipos: «Cristo Jesus…Ele que era de condição divina, não reivindicou o direito de ser equiparado a Deus; mas despojou-se a Si mesmo, tomando a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. Tido pelo aspecto como homem, humilhou-se a Si mesmo, feito obediente até à morte e morte de Cruz. Por isso é que Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que, ao nome de Jesus… toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,  para a glória de Deus Pai»

O Senhor Jesus, sendo ‘verdadeiro Deus’ ao tornar-se ‘verdadeiro homem’, conheceu,  por experiência própria, a nossa humanidade frágil e a nossa história, e sendo´Ele, ‘o santo dos santos´, experimentou  no seu corpo, em agonia, ‘o poder do Mal’. Porém, pela força divina, na Ressurreição, Ele, o Senhor, afirmou a Sua autoridade suprema sobre a Humanidade e o Universo. Nada escapa, na verdade  à Sua mão poderosa e amorosa.

********

Cristo apresenta-se como «Senhor e Rei».  Hoje como outrora, continua a enfrentar e a propor à Humanidade, que somos  todos  nós, um caminho de excelência.  Faz um convite contrário aos nossos gostos fáceis, superficiais e  enganadores. Tem  exigências. Os santos, na variedade caleidoscópica de suas vidas são os grandes expoentes dessa experiência. Sim, o caminho é ‘arduo e estreito’. Mas, a felicidade interior não se pode comparar com nada nem com ninguém neste mundo.

Há que reconhecer que, ao fim e ao cabo, é a Sua Pessoa, a Sua Palavra e o Seu Modo de Viver que atraiem, fundamentalmente, todas as pessoas. Uma transformação radical dá-se.Todos aqueles ‘tocados’ por Deus vivem numa contínua atençao à presença de Deus, procurando por em prática‘ ver  tudo em Deus e Deus em tudo,  como dizia Inácio de Loiola‘

*************

E nós…, homens e mulheres em Macau? Na minha vida pessoal, familiar ou comunitária, profissional, social e política, tem o Senhor Jesus autoridade no meu modo de viver? Quais são os critérios que antecedem as minhas decisões? Poderei perguntar  são os de Cristo?

Vejamos os nossos líderes, actuais ou futuros… Que valores estão sobre a mesa?

As guerras aumentam,  a corrupção alastra. Que falem as lágrimas que os oceanos cobrem…..

 

Luís Sequeira, Sacerdote e antigo superior da Companhia de Jesus em Macau. Escreve neste espaço às sextas-feiras.

 

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s