Carta à directora

Exma. Sra. Directora

Respeitante a um artigo inserido no Jornal Ponto Final, de 2 de Março de 2015, intitulado Futebol – O Racismo – 1, da jornalista Sandra Lobo Pimentel, o Clube Desportivo Monte Carlo quer ver esclarecidas as insinuações proferidas pela referida jornalista.

A jornalista refere que: “das incidências do jogo, merecem destaque, pela negativa, os episódios ocorridos, já ia adiantada a segunda parte, de teor racista, que não deveriam ter lugar num estádio de futebol. O ambiente cedo contaminou os bancos, com os vários treinadores e dirigentes dos canarinhos a irem até à linha de campo, e mesmo a entrarem no rectângulo de jogo, reclamando dos lances mais disputados. Foi numa dessas jogadas que se ouviu, pela primeira vez, um dos ocupantes do banco a dirigir-se ao defesa do Ka I Max Wamba, com comentários de teor racista, aos quais o jogador respondia com gestos ofensivos”.

O Clube Desportivo Monte Carlo esclarece que, na realidade, quem iniciou com toda a confusão não foi mais do que Wamba que passou o jogo a agredir jogadores do Monte Carlo, sem receber punição do árbitro, nem tão pouco houve protestos anormais de dirigentes nem de jogadores em campo e no banco dos suplentes do Monte Carlo. Até que, na segunda parte, um jogador do Monte Carlo sofreu uma dura entrada do Wamba, continuando o árbitro a não adverti-lo, o que motivou a reacção de protestos junto do árbitro. Foi nessa altura que Wamba, com gestos e palavrões obscenos como f… y… em direcção do banco de suplentes chegando ao ponto de vir provocar mesmo à frente do banco dos suplentes do nosso clube. Podemos garantir que nenhum dos ocupantes do Monte Carlo proferiu palavras de teor racista ao jogador do Ka I Max Wamba.

Assim, o Clube Desportivo Monte Carlo quer um esclarecimento público, da parte da supracitada jornalista, que foi a pessoa que fez a referida insinuação de racismo.

Na eventualidade duma não resposta que satisfaça os dirigentes visados, o Clube Desportivo Monte Carlo irá reservar o direito dum processamento judicial à referida jornalista.

Lamentamos que a referida jornalista não foi imparcial no artigo que escreveu porque, quem tem obrigação de informar o público em geral, devia ser imparcial. Só viu tudo contra o nosso Clube. Será que a jornalista conseguiu ouvir os tais insultos racistas e as polémicas perto do nosso banco dos suplentes ou “levado” por comentários que presumiram ser racismo?

Com os meus melhores cumprimentos
A Direcção do Monte Carlo Sport Club Macau

Nota da Redacção

À Direcção do Clube Desportivo Monte Carlo

Em resposta à carta enviada por V. Exas. sobre o artigo publicado neste jornal a 2 de Março de 2015, acerca dos acontecimentos que tiveram lugar no estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia, no encontro disputado com a Associação Desportiva Ka I, gostaria de esclarecer o seguinte:

Em momento algum o artigo em causa relata o ocorrido a favor ou em detrimento de nenhuma das partes, sendo uma transcrição do que foi ouvido na bancada do estádio. Tendo em conta o local, tal relato não identifica os autores das declarações e descreve apenas os acontecimentos da responsabilidade das partes envolvidas sem a intenção de tomar partidos ou de qualquer parcialidade.

Para esse efeito, cumpre repor a verdade dos factos.

Não há no artigo qualquer insinuação, mas sim, um relato de factos. No mesmo artigo, o presidente da Assembleia Geral do Clube Desportivo Monte Carlo, contactado para apresentar a sua versão do sucedido, aliás, em cumprimento das regras deontológicas, nega que tais declarações tenham sido proferidas, deixando aos leitores o entendimento que queiram ter acerca do que foi relatado.

Após a recepção da carta de V. Exas., contactada a direcção do Clube Desportivo Monte Carlo para prestar um esclarecimento público acerca do sucedido, como foi solicitado na carta enviada, a mesma recusou.

Desse modo, e reiterando que nada me move contra nenhuma das partes, e manifestando o total respeito pelos clubes e pessoas envolvidas, fica o esclarecimento público de que o artigo em causa não pretende mais do que relatar as acções passadas no jogo em causa.

Atentamente,
Sandra Lobo Pimentel

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s