Onde está a mão do Governo?

Patrícia Silva Alves

O arranque de um novo Governo é como um ano que começa para todos nós, imagino. O futuro está por estrear, os erros por cometer e, na equação entre desejos e realidade, ganha a primeira porque a segunda, simplesmente, não teve tempo de se manifestar.

Embalados por esse espírito, Alexis Tam sobretudo, mas também Lionel Leong, têm multiplicado as suas declarações públicas. Moldar a nossa percepção da realidade e, à força de promessas, levar-nos a acreditar no futuro e nas suas palavras, é um dos papéis dos políticos. A isso chama-se liderança e a confiança que os políticos inspiram é essencial para conseguir votos da população (o que aqui não acontece) ou manter a paz social (que me parece ser a prioridade em Macau).

No entanto, o papel dos políticos – da política – é também “a arte de governar a cidade” (do grego). De administrar. E é nesse ponto preciso que duas declarações dos novos governantes me causaram estranheza. Sobretudo pelo que mostram do mandato anterior do Governo.
Numa entrevista ao jornal Hoje Macau Alexis Tam foi questionado sobre os atrasos sucessivos na construção do novo hospital que no mesmo ano em que era suposto estar pronto (2014), não há obra ainda para mostrar (a não ser a terraplanagem do terreno).

Na sua resposta, o novo secretário afirmou-se “muito triste” com os atrasos e disse já ter alertado o Chefe do Executivo para isso. E diz ainda o que todos sabemos, mas que tem outra força vindo de um governante: “Há cinco anos fomos visitar o espaço, já tínhamos terreno e aqui, neste território, os recursos financeiros não faltam. Também posso dizer que não percebo. O problema é que eles não são gestores. Este é o verdadeiro problema. As pessoas da direcção dos Serviços de Saúde têm dificuldades em gerir a casa, não são bons gestores”, afirmou.

Alexis Tam, apesar de se estrear como secretário, foi porta-voz do Governo nos últimos cinco anos e, antes disso, trabalhou na pasta que hoje dirige, a dos Assuntos Sociais e de Cultura. Tendo feito parte do Governo, e sendo a função deste mesmo “governar a cidade”, como é que alguém que não só conhece a pasta da Saúde como também esteve no gabinete do Chefe do Executivo, pode dizer “também posso dizer que não percebo” os atrasos na construção do hospital? Como? O papel do porta-voz do Governo é informar, por isso não era o trabalho de Alexis Tam, como porta-voz, de se inteirar do que se passava com o hospital. Mas, sendo essa uma das maiores queixas da população e perguntas feitas pelos jornalistas, como é que essa questão não está esclarecida?

Pela afirmação parece que o Chefe do Executivo estava refém da direcção dos Serviços de Saúde, apesar de na hierarquia do Executivo estar acima dele. Estava? Parece que o Chefe do Executivo não sabe porque há uma derrapagem nas obras do único hospital em construção de Macau. Não sabe? Há aqui algo mal explicado. Em Macau parece-me que todos sabem mais do que dizem ou escrevem, mas ao fazer uma afirmação deste tipo Alexis Tam expõe-se. E a pergunta subsiste – como é que se pode afirmar desconhecer porque houve atrasos no hospital?

Já Lionel Leong, secretário para os assuntos de Economia e Finanaças, afirmou na semana passada que uma das medidas a tomar no seu mandato é criar “um modelo de previsão científico sobre o estudo das receitas do jogo e da economia” com o objectivo de “obter informações sobre as tendências económicas de uma maneira mais acurada, incluindo uma previsão para as receitas do jogo”. Pergunto-me: se o sector do jogo domina a economia de Macau há mais de 15 anos, como é que o Governo não tem, de todo, um “modelo de previsão científico” para as receitas do jogo? Sendo que as previsões falhavam sempre era provável que este modelo não existisse, mas saber, pela boca de um secretário, mostra bem onde andou a mão do Governo.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s