Não calar

Cláudia Aranda

“Chocante”, é o primeiro comentário que ocorre a qualquer amante de arte  perante a notícia sobre a censura de obras portuguesas retiradas à última da hora da exposição “Onde é a China”.

A “fuga” de informação aconteceu vários dias depois da visita oficial do Presidente português, Cavaco Silva, a Pequim e ganhou ainda mais impacto por isso mesmo.

O critério para a censura nem sequer está em questão. A pergunta que apetece colocar é: como é possível que ninguém presente naquele evento, jornalistas incluídos, confrontados com a suspeita ou a certeza de que algo estava errado naquela exposição não o denunciou de seguida?

O constrangimento, a resignação, o medo de tornar o assunto público em momento inoportuno fizeram calar os presentes. O momento era de pompa e circunstância, evitar o embaraço era a prioridade máxima, ainda mais porque havia que garantir que os mecenas chineses continuavam a apoiar a abertura da exposição em Lisboa.

Para salvar as aparências de uma viagem com objectivos puramente comerciais queimou-se o significado “da reflexão” a que se propunha a exposição.

Este incidente veio lembrar aquilo que muitas vezes Portugal e algum mundo tentam esquecer, cegos que andam com a euforia do crescimento da República Popular da China. Este país deslumbrante, cujo milagre económico tirou, de facto, alguns milhões de chineses da extrema pobreza, está longe de ser livre e está longe de ter abertura para aceitar o trabalho de mentes artísticas, criativas e interventivas.

Hoje assinalam-se os 25 anos do massacre de Tiananmen, acontecimento que as autoridades chinesas insistem em tentar apagar da memória e do mapa do Google e um exemplo bem cruel de como funciona a máquina da censura.

Aos artistas, jornalistas e outros cidadãos do mundo fica aqui o repto: não calar.

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