Um festival consultivo

Inês Santinhos Gonçalves

Quando, na terça-feira, se anunciou o programa deste ano para o Festival Internacional de Música de Macau, soube-se também de outra novidade: Warren Mok deixa de ser o director artístico, cargo que ocupava desde a transferência, e passa a integrar um conselho consultivo com pelo menos dez pessoas.

A ideia, pelo que explicou o vice-presidente do Instituto Cultural, Leung Hio Ming, é juntar “cérebros de muitas pessoas” para melhorar o festival. Uma espécie de conselho consultivo para o reordenamento do festival de música, com a diferença que este não consulta, decide.

Assim à partida parece ser uma ideia sem pés nem cabeça. Nada contra a existência de uma direcção com vários membros, que as opiniões (como tudo nesta vida) querem-se múltiplas. Mas qualquer estrutura precisa de um líder. Para garantir coerência, visão e caminho, mas também por uma questão de responsabilização.

Se o Instituto Cultural não estava contente com o trabalho de Mok, devia ter a honestidade e coragem para o substituir. Todas as dúvidas sobre a programação são legítimas e é importante saber quem responde por elas. Desta forma, com dez ‘consultores’ a culpa dilui-se. Quem é responsável por escolher os artistas que vêm a Macau? Quem decide a participação dos músicos locais? Quem escolhe os espaços, as datas, os preços?

Mok, que não se pode dizer que fosse uma figura consensual, foi quem acabou por sair melhor na pintura. Perante a clara despromoção, desviou o assunto para a sua ligação a Macau, que diz ser a sua casa. “Não importa qual for a minha posição ou título, apoio sempre a vida cultural de Macau”, disse, desejando que, com o novo modelo, tudo “corra pelo melhor”. Se correr mal a culpa já não é dele. Se correr mal, a culpa não é de ninguém.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s