Prioridades

Inês Santinhos Gonçalves

Para que serve o imposto directo de 35 por cento sobre as receitas brutas dos casinos, a que é adicionada uma cobrança indirecta de cerca de quatro por cento? Não serei leviana ao ponto de dizer que o Governo de Macau nada faz pelo desenvolvimento da cidade e pelo bem-estar da população, mas de cada vez que me apercebo da enormidade do dinheiro arrecadado, não consigo deixar de me chocar com o estado das coisas.

Ontem, o jornal Hoje Macau publicou dados sobre os custos das licenciaturas no território. A ênfase foi posta na Universidade de Ciências e Tecnologia, por ser a que cobra mais, mas o meu espanto incide nos preços da Universidade de Macau. A única universidade pública da RAEM cobra a quem tem BIR entre 123 e 154 mil patacas por licenciatura. Sugiro que o leitor faça uma pausa para absorver estes números.

Não há qualquer justificação para uma licenciatura custar estes preços. Muito menos numa universidade pública numa cidade como Macau. De onde é que se pensa que brota a tão aclamada diversificação económica? Do ar? Ou será das iniciativas de gente com formação superior de qualidade?

O que estamos a dizer aos jovens e às famílias de Macau quando lhes apresentamos estes preços? Que ir para a universidade é algo que só está ao alcance de alguns. Que ter um curso superior é ainda um luxo de classe. E isto é absolutamente inadmissível.

Se a educação e a saúde não são a prioridade de Macau, o que é? Se não podemos ter uma universidade de qualidade e acessível a todos, para que nos serve todo este dinheiro?

Podemos questionar a legitimidade das instituições particulares – e principalmente os fundos públicos que recebem – mas a iniciativa privada será sempre livre de praticar os preços que quer e só cabe ao Governo reconhecer-lhe, ou não, competências. Mas aquilo que é de todos, público, deve ser um reflexo do que Macau quer ser. E quando não é, temos de pedir explicações.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s